De Paróquia à Santuário (Convite)

Convite muito especial à você, venha celebrar conosco esse momento para nossa ordem e nossa comunidade.

Na igreja Católica, é considerado um Santuário a Igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões atraídos por algo que existe especificamente naquele Templo, em nosso caso, a devoção a Santo Antônio.

É a partir desta peregrinação, na busca dos sinais da experiencia de fé que o lugar passa a se chamar Santuário. “A partir disso o bispo declara aquele lugar como Santuário. Ele tem como missão o anúncio explicito de ser um lugar de reavivar a fé e a caminhada dos peregrinos.

A PALAVRA santuário deriva do latim “sanctuarium” que significa “local sagrado”. Na Bíblia, o termo “santuário” é um lugar onde Deus se manifesta de um modo especial. Desde o Antigo Testamento, vemos a construção de templos, que serviam como santuários. De acordo com o Código de Direito Canônico, (cânon nº 1230), a denominação de santuário refere-se a uma igreja ou qualquer outro lugar sagrado no qual os fiéis, em grande número e por algum motivo de piedade, fazem peregrinações, com a aprovação do bispo diocesano.

O SANTUÁRIO é um lugar privilegiado do anúncio da Palavra de Deus e da vivência sacramental, sobretudo, dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Confissão. “A peregrinação aos santuários é uma clara expressão de confiança em Deus. Os peregrinos levam no coração a sua fé, a sua história, as alegrias, desejos, esperanças e as orações pessoais.” (Papa Francisco).

Aguardamos vcs!