Ordem Franciscana Secular (OFS)

Quem somos?

A Ordem Franciscana Secular (OFS) é um dos ramos da Família Franciscana fundada por São Francisco de Assis. É composta de leigos (homens e mulheres) e os clérigos seculares (diáconos, sacerdotes e bispos) comprometidos a viver o Evangelho segundo a espiritualidade franciscana na própria condição secular, incorporados a Ordem Franciscana Secular por um compromisso definitivo chamado profissão. Seguem a regra escrita por São Francisco e confirmada pela Igreja. Anunciam Cristo com sua vida e com a palavra. Como todos os franciscanos, saúdam-se com a fórmula Paz e Bem que, mais do que uma fórmula é um compromisso de viver e promover a paz. Reúnem-se em grupos de vida cristã, que são chamados de fraternidades.

No Brasil, existem em torno de 520 fraternidades, com aproximadamente 15.000 irmãos e irmãs. No mundo a OFS está presente em 72 países, com cerca de 400 mil membros.

Como surgiu?

Francisco de Assis descobriu o Evangelho como um modo de vida. Por seu exemplo de vida e por sua pregação, abriu os olhos de muitos homens e mulheres simples, para as maravilhas de Deus. Muitas pessoas, de ambos os sexos, corriam no seguimento de sua doutrina. Vendo crescer o número destes discípulos deu-lhes sua “forma de vida”.

Propostas de vida dos franciscanos seculares

Os franciscanos seculares têm como Regra e Vida: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro de sua vida com Deus e com todas as criaturas. Exercem sua missão em suas casas, junto à família, o mundo do trabalho, na vida social e alimentam sua espiritualidade, sobretudo, na leitura do Evangelho, passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho.
Na sua condição de leigos cristãos, no seu ambiente cotidiano se propõem:

• Viver o Evangelho, cumprindo fielmente as obrigações próprias do seu estado;
  • Fazer da oração a alma do próprio ser e do próprio agir;
  • Viver de maneira simples, para compartilhar sua vida e seus bens com outras pessoas;
  • Acolher a todos sem distinção;
  • Identificar-se com os humildes seguindo os ensinamentos de Francisco que dizia: “Devem alegra-se, quando conviverem entre pessoas insignificantes e desprezadas, entre pobres, fracos, enfermos, leprosos e os que mendigam pelas ruas (RnB 9,2);
  • Encontrar formas de unidade e de fraternidade, como portadores da paz, com todas as pessoas de boa vontade, para construir um mundo mais justo e fraterno;
  • Compartilhar, sem impor a sua FÉ e ESPERANÇA com pleno respeito a outras crenças e sensibilidades;
  • Afirmar, com simplicidade, sua fé em Cristo, único Salvador do homem.
    Sentem-se comprometidos, por sua espiritualidade, com a promoção da justiça, defesa da ecologia e a inserção nos trabalhos pastorais da igreja.

Condições para participar da OFS

• Ter o ideal de vida franciscano;
  • Desejo sincero de viver seu batismo em plenitude, seguindo a espiritualidade franciscana, na vida pessoal e comunitária;
  • Ter condições de participar das atividades e estudos promovidos pela fraternidade, como compromisso para toda a vida;
  • Desejo sincero de se colocar em processo contínuo de conversão e formação;
  • Participar da formação inicial promovida pela fraternidade.

Fraternidade de Santo Antônio de Brasília

A Fraternidade de Santo Antônio de Brasília/DF foi fundada no dia 16 de abril de 1972, por Frei Luis Geraldo Siracuse – OFM. Hoje a fraternidade é formada por 40 professos e aspirantes, provenientes de várias paróquias de Brasília. Cada participante está engajado nos serviços pastorais e sociais na comunidade e paróquia onde reside.

A fraternidade tem reunião mensal no terceiro domingo, no Centro Catequético Santa Clara, da Paróquia Santo Antônio – 911 Sul. A reunião tem início com a participação na Celebração Eucarística. O atual Assistente Espiritual da fraternidade é Frei Sérgio Luiz de Oliveira – OFM.
Conselho da Fraternidade:
– Eufrauzina Vitorino Barros – Ministra;
– Ana Mary dos Santos Paz – Vice Ministra;
– Carlos Augusto Claurestino – Secretário;
– Francisca Cruz Avelino – Tesoureira;
– Perpétua do Socorro Avanci – Mestre de Formação;
– Nelson do Nascimento Néri – Coordenador de Comunicação;
– Selma Fátima Hiendlmayer – Coordenadora do SEI.

A Ordem Franciscana Secular – OFS é uma opção para você e sua família participarem do ideal de São Francisco.

Quer nos conhecer?

Entre em contato conosco, por meio dos telefones:
3345-3246: Paróquia Santo Antônio
99918-8870: Eufrazina
3244-7833: Perpétua do Socorro Avanci

Algumas fotos das Liturgias: